Com o apoio de ampla maioria dos advogados brasileiros, o advogado amazonense, José Alberto Simonetti (foto, da internet) irá concorrer à presidência do Conselho Federal da OAB no próximo ano. Para registrar a chapa, ele precisaria do apoio de apenas 6 presidentes de Seccionais da OAB nos estados, mas já conta com o expressivo número de 23 das 27 seções estaduais da Ordem, o que demonstra o reconhecimento de todos pelo seu trabalho em prol da advocacia brasileira.
Beto Simonetti, como é mais conhecido, exerce atualmente o cargo de Diretor Secretário-Geral, presidente da Primeira Câmara do Conselho Federal da OAB e de coordenador nacional do Exame de Ordem. Tem se destacado por sua atuação intransigente em defesa das prerrogativas dos advogados brasileiros no exercício da profissão. Foi relator, em plenário, dos dispositivos aprovados que posteriormente passaram a integrar a Lei 13.869, de 5 de setembro de 2019 , conhecida como Lei de Abuso de Autoridade, que criminaliza a violação das prerrogativas profissionais dos advogados e, posteriormente, propôs medidas para a efetivação dessa lei.
Simonetti é visto como um advogado preparado, ético e vocacionado para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, por apresentar um perfil de liderança, conciliador, de fácil trato e com excelente capacidade de relacionamento com os três Poderes da República.
A escolha do advogado José Alberto Simonetti para liderar a OAB na próxima gestão tem sido vista como uma forma de unir mais ainda a classe dos advogados, por ser ele um advogado que tem todos os requisitos para realizar uma administração independente, austera, apartidária e voltada para a classe.
“É o melhor nome para presidir a Ordem dos Advogados do Brasil, por ser um líder entusiasmado em defender os interesses da advocacia e do país, principalmente neste momento ímpar em que vivemos”, afirmou o ex-presidente da OAB Nacional, o advogado Marcus Vinicius Furtado Coelho, atualmente presidente da mais importante comissão da Ordem, que é a Comissão de Estudos Constitucionais.
Para o advogado Esdras Dantas de Souza, ex-presidente da OAB no Distrito Federal e ex-Diretor da OAB Nacional “Beto Simonetti é um líder com visão, habilidade de comunicação, de unir pessoas e com enorme capacidade de trabalhar para a melhoria da atividade pessoal e profissional dos advogados brasileiros. Tenho a mais absoluta certeza de que ele será um grande presidente e que voltará sua gestão para defender os mais importantes interesses da classe. Tem o nosso total apoio”.