Especialistas recomendam: vamos continuar a usar máscaras facial.

Debate realizado na Câmara dos Deputados no último dia 28 de outubro, na comissão que acompanha as ações de combate à Covid-19, especialistas defenderam a continuidade do uso de máscaras mesmo com o avanço da vacinação. O debate foi em torno da flexibilização da utilização da proteção facial em locais abertos e a utilização dos chamados passaportes sanitários adotados em algumas cidades brasileiras.

A representante do Ministério da Saúde, Rosana Leite, manifestou-se no sentido de que, apesar do recuo no número de casos com o aumento de doses aplicadas, só a imunização não consegue realizar o controle da transmissão do vírus, e o uso de máscara e o distanciamento precisam continuar existindo, “porque mais que tenhamos evoluído, que tenhamos segurança e que saibamos que a imunização vai ajudar a solucionar a pandemia, temos ainda de adotar outras medidas concomitantes”, apontou.

Diretor da Anvisa, Alex Machado disse que não se pode confundir a necessidade de retomada de atividades coletivas com o fim da pandemia, sob o risco de que decisões erradas possam trazer consequências nocivas no futuro.

Por cautela, devemos continuar a usar máscara facial até a imunização total de todos os brasileiros. Dizer que a pandemia está no fim não é prudente. Para justificar essa afirmação basta acompanhar o que está ocorrendo na Inglaterra depois do relaxamento das medidas sanitárias, onde a Covid-19 está retornando com toda força em algumas regiões daquele país e de outros da Europa.

Todos os direitos reservados © 2024. Ordem Democrática. Desenvolvido por www.mindsetmkd.com.br