Desemprego e Subemprego: O Desafio da Precarização do Trabalho no Brasil

As altas taxas de desemprego e subemprego afetam milhões de brasileiros, exacerbadas por crises econômicas e pela recente pandemia. Isso leva a uma precarização do trabalho e à dificuldade de sustento para muitas famílias.

Segundo dados recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o desemprego, apesar de ter atingido um patamar menor de 7,8% atualmente, ainda é alto e atinge milhões de pessoas no país. Essa essa cifra tende a aumentar se considerarmos os trabalhadores subutilizados, ou seja, aqueles que estão desempregados, desistiram de procurar emprego ou estão trabalhando em condições precárias.

Dra. Kainara Paiva, advogada trabalhista, sócia fundadora do escritório Dantas & Paiva Advogados Associados em Natal, RN e membro da Comissão Nacional de Direito do Trabalho da Associação Brasileira de Advogados (ABA), comenta sobre essa realidade desafiadora:

“A precarização do trabalho é um problema estrutural que afeta profundamente a sociedade brasileira. A falta de empregos formais e dignos resulta em uma série de consequências negativas, não apenas para os trabalhadores, mas também para a economia como um todo. Além disso, a pandemia agravou ainda mais essa situação, levando muitas famílias à beira da sobrevivência.”

Paiva ressalta a importância de políticas públicas eficazes para enfrentar esse cenário: “É fundamental que o Estado continue na busca de medidas para estimular a geração de empregos de qualidade, bem como garantir proteção social para os trabalhadores desempregados e subempregados. Além disso, é essencial que haja uma fiscalização rigorosa para coibir práticas abusivas por parte dos empregadores.”

Diante desse panorama preocupante, torna-se evidente a urgência de ações concretas para combater o desemprego e a precarização do trabalho no Brasil. A sociedade civil, o governo e as empresas precisam unir esforços para promover uma mudança significativa nesse cenário, garantindo dignidade e sustento para todos os brasileiros.

Que essa reflexão impulsione medidas efetivas em prol de uma realidade mais justa e equitativa para todos os trabalhadores do país.

Da Redação