Como Esquematizar uma Palestra
Depois de terminada a sua pesquisa, o próximo passo na preparação de sua palestra é o planejamento ou plano. Durante esta fase você deve planejar a estrutura básica e o conteúdo da palestra, e considerar qual estilo será usado na apresentação. Ainda não é o momento, porém, de escolher as palavras que serão usadas – isto servirá mais tarde.
Palestras são feitas para:
– Persuadir, o que inclui inspirar, vender, convencer e conseguir que o público venha a fazer, saber e pensar o que você deseja.
– Informar, o que inclui educar, relembrar e esclarecer;
– Entreter, o que significa manter a atenção de (alguém), interessar, divertir.
Não se engane; sua palestra é uma apresentação. Você deve ser capaz de manter o interesse do público durante todo o tempo.
Suas informações devem ser organizadas de uma maneira fácil, para que os ouvintes possam acompanhar. Se você simplesmente disser qualquer coisa que lhe venha a mente, o público ficará totalmente confuso e nada será memorizado.
MÉTODOS DE ORGANIZAÇÃO
Existem muitas formas de organizar seu material. Você deve selecionar o método que melhor se aplica ao seu objetivo e à informação que deseja se comunicar. Os três métodos descritos nesta seção são os mais utilizados.
ORDEM SEQUÊNCIAL OU CRONOLÓGICA
Quando se usa ordem cronológica, descreve-se o que ocorreu como uma sequencia de acontecimentos. Você organiza suas frases em termos de passado-presente-futuro onde estávamos, onde estamos e para onde estamos indo. Uma variação dessa ordem seria presente-passado-futuro, descrevendo onde estamos, onde estávamos ou como chegamos até aqui e aonde iremos. Esta é uma ordem bastante eficaz, usada por organizações sem fins lucrativos em campanhas de levantamento de fundos:
Presente: Abrigo dos velhinhos, uma casa de auxílio aos idosos de baixa renda, oferece…
Passado: Mas nem sempre foi assim, em 1980,…
Futuro: Porém, isso ainda não é suficiente. Para ter condições de cuidar das necessidades dos idosos de baixa renda, o Abrigo dos Velhinhos ainda precisa de…
TÉCNICA DOS TRÊS TÓPICOS
Uma das maneiras mais fáceis de organizar sua apresentação é identificar três tópicos ou mensagens que você queira comunicar, ou agrupar suas informações em três áreas. O público pode assimilar bem três pontos-chave, porém não muito mais do que isso. As três áreas discutidas pelo especialista em computação com a organização educacional do estado foram:
1 – Tecnologia da computação ontem, hoje e amanhã, incluindo modismo
2 – Onde se encontram as escolas atualmente quanto ao uso de computadores.
3- O que será necessário para se fazer com que mais computadores cheguem às salas de aula
Um diretor do hospital poderá querer falar sobre:
1 – Assistência – o cuidado recebido pelos pacientes
2 – Pesquisa – A pesquisa realizada dentro do hospital que levou novas descobertas.
3- Educação – O que significa ser um hospital-escola.
TÉCNICA PROBLEMA-CAUSA-SOLUÇÃO
Se existe um problema ou se você deseja persuadir, convencer, inspirar ou motivar os ouvintes a fazer (ou não) alguma coisa, você deve expor o(s) problema(s), informar sua causa e suas consequências, os argumentos a seu favor e concluir com uma solução, que normalmente é uma chamada à ação e descreve o que você deseja dos ouvintes. Você deve procurar conhecer bem a opinião da plateia, assim como ter bem definida sua própria opinião, antes de tentar utilizar esta fórmula.
Problema: Juventude e drogas
Causa: A sociedade e a falta de supervisão dos pais
Solução: Agências de reabilitação para vício em drogas.
Problema: Aposentadoria
Causa: O programa atual do governo faz com que as pessoas dependam de um sistema; começou como uma medida temporária e já dura sessenta anos.
Solução: Reforma do sistema de aposentadoria, incluindo um programa de treinamento de trabalho para aposentados e outro de assistência diária.
TÉCNICA INDUTIVA DA RAZÃO
A técnica indutiva da razão usa a lógica para convencer as pessoas. Uma progressão de fatos e suas conexões leva à conclusão desejada. Por exemplo:
Fato: O número de desabrigados aumenta nesta cidade.
Fato: Desabrigados precisam de auxílio
Fato: Podemos reverter este processo.
Fato: Nossa organização auxilia os desabrigados
Conclusão: Com o seu auxílio, poderemos conseguir mais tetos
(Por isso, doe dinheiro para nossa organização)
TÉCNICA CONTRASTE-E-COMPARAÇÃO
Esta abordagem simples demonstra as diferenças e semelhanças entre dois assuntos, eventos ou grupos, como Republicanos e Democratas, 1959 e 1999 ou a escravidão e o holocausto.
TÉCNICA NUMÉRICA
O uso deste método de organização em uma palestra exige que você divida a informação em tópicos que possam ser listados: Cinco coisas a saber sobre iniciar uma nova empresa; Três coisas a saber antes de se casar; Sete razões para reorganizar sua empresa.
TÉCNICA ALFABÉTICA
Em uma certa palestra, feita para um grupo que desejava aprender como fazê-las, uma mulher utilizou as letras PALESTRA para comunicar sua mensagem:
P – Prática
A – Abertura
L – “Ler” a plateia
E – Entusiasmos
S – Segurança (sem medo do público)
T -Tempo
R – Razão
A – Arremate (ou fechamento)
TÉCNICA “OREO”
A técnica “OREO” utiliza pesquisa e exemplos para justificar uma opinião, que forma a apresentação.
Opinião: Deveria haver um sistema de classificação de programas de TV no intuito de restringir as cenas de violência assistidas pelas crianças.
Resultado de pesquisas: Estudos mostram que existe uma relação entre o que é assistido por crianças e jovens na TV (e em filmes) e o que eles fazem nas ruas.
Exemplos: Conte casos, histórias, detalhes, opiniões e evidências concretas que confirmem sua pesquisa.
Opinião: Deveria haver um sistema de classificação de programas de TV no intuito de restringir as cenas de violência assistidas pelas crianças.