Como Preparar uma Apresentação
Palestras e apresentações são as formas de comunicação que utilizamos da pior maneira. Muito frequentemente elas são aborrecidas, muito longas, desorganizadas e difíceis de acompanhar. Não precisa ser. Não deveria ser. Uma boa palestra ou apresentação pode melhorar sua imagem, enquanto um discurso ruim ou mal apresentado pode danificá-la, além de ser uma oportunidade desperdiçada.

Uma boa palestra é uma maneira excelente de apresentar uma mensagem. É uma chance de falar de forma cuidadosamente elaborada, conduzir às conclusões que você deseja e deixar a mensagem que você quer. É uma oportunidade de colocar em público, suas ideias e suas questões, seus produtos, seus serviços, sua empresa, organização ou indústria. Pode lhe proporcionar uma reputação como pensador – alguém que sabe do que está falando, ou que está fazendo; alguém que está em ação e obtém resultados. Ser um bom orador pode lhe dar acesso a outras plateias e a outras oportunidades. Grandes oradores exigem e comandam a atenção.
Ele poderia ser descrito como um daqueles oradores que, antes de começar, não sabem o que irão dizer; e, quando terminam, não tem ideia do que disseram.
– WINSTON CHURCHILL
O professor de oratória Dale Carnegie afirmou que os palestrantes necessitam de três coisas:
1- Merecer falar sobre aquele assunto.
2- Ter e demonstrar profundos sentimentos e convicções, que trazem brilho aos olhos e emoção em sua voz; alguns chamam isso de paixão.
3- Apresentar muitos exemplos, histórias, casos concretos e analogias para ilustrar as convicções e mensagens de palestrista.
Você pode ser um palestrista arrebatador, poderoso e apaixonado. Você pode comunicar entusiasmos, autoridade e credibilidade. Mas isso toma tempo, além de uma vontade de examinar a forma como você redige e apresenta palestras, e, se necessário, por em prática novas maneiras de escrevê-las e apresentá-las.
O primeiro passo para tornar-se um grande orador é criar uma apresentação, o que não é tão complicado quanto você possa pensar. De forma simples, uma grande apresentação possui os seguintes elementos:
- Uma abertura que conquiste a plateia.
- Um corpo de informações que seja organizado de forma lógica, fácil de compreender, com muitos exemplos, analogias, casos e histórias.
- Transições – frases que dêem movimento à linha de discursos (ex: “Falamos sobre o norte, agora falemos sobre o sul…”).
- Frases curtas.
- Palavras de fácil compreensão.
- Um fechamento excelente.
- Saber como responder às perguntas feitas pela plateia de forma eficaz, se houver um momento para perguntas-e-respostas dentro do programa.
Infelizmente não há atalhos que conduzam alguém a ser um bom orador. Por outro lado, não há atalhos que conduzam alguém a ser bom em nada. Ser bom depende de preparação.
O cérebro começa a funcionar no momento em que nascemos e nuca para, até o dia em que os levantamos para falar em público.
– ANÔNIMO