Brasília, DF, 12 de fevereiro de 2024. Neste Carnaval, a Associação Brasileira de Advogados tem a oportunidade única de liderar uma campanha poderosa em favor das mulheres, que constituem a maioria absoluta de seus associados. Uma campanha efetiva poderia focar na conscientização e combate à violência contra a mulher, aproveitando o período de alta visibilidade e engajamento público que o Carnaval proporciona.
O objetivo da campanha e promover o respeito e a igualdade de gênero durante as festividades do Carnaval; conscientizar sobre as diversas formas de violência contra a mulher e como identificá-las; disseminar informações sobre os direitos das mulhberes e os recursos jurídicos disponívis para sua proteção e encorajar a denúncia de casos de violência e assédio.
A ABA adotará como estratégia produzir e distribuir mensagens com conteúdos nas redes sociais com informações sobe os direitos das mulhres, como reconhecer situações de violência e assédio e onde buscar ajuda; incluir informnações sobre as leis de proteção às mulheres, como a Lei Maria da Penha; colaborar com ONGs e movimentos sociais que tabalham pela defsa dos direitos das mulhres para ampliar o alcance da campanha; oferecer um serviço de plantão durante o Carnaval, com advogadas voluntárias disponíveis para prestar orientação jurídica gratuita a mulheres necessitadas vítimas de violência ou assédio. etc.
Segundo o presidente da ABA, Esdras Dantas de Souza, “a campanha “Carnaval com Respeito: Advocacia em Defesa das Mulheres” propõe não apenas uma celebração mais segura e inclusiva para todos, mas também reforça o papel fundamental da advocacia na proteção dos direitos das mulheres e na luta contra a violência de gênero. É uma oportunidade para a Associação Brasileira de Advogados reafirmar seu compromisso com a justiça social e a igualdade, fazendo do Carnaval um momento de conscientização e transformação social.”, concluiu. A imagem é uma reprodução da internet