Associações de Advogados: Pilares da Justiça e da Democracia

Em meio ao complexo panorama jurídico brasileiro, as associações de advogados emergem como entidades fundamentais na defesa dos direitos, na promoção da justiça e na contribuição para o avanço do direito. Constituídas como pessoas jurídicas de direito privado e sem fins lucrativos, essas associações se ancoram no art. 5º, incisos XVII a XXI, da Constituição Federal, bem como nos artigos 53 e seguintes do Código Civil, para estabelecerem suas bases legais e operacionais.

A livre associação, garantida pela Carta Magna, permite que advogados se unam em torno de objetivos comuns sem necessidade de autorização prévia, consolidando um espaço democrático e autônomo para o exercício de suas atividades. O Código Civil, por sua vez, detalha os procedimentos para a formação, gestão e eventual dissolução dessas entidades, assegurando que operem dentro de princípios democráticos e transparentes.

Essas organizações não apenas promovem a educação continuada e a defesa das prerrogativas da classe jurídica, mas também se engajam ativamente na discussão de temas de relevância social e no fornecimento de serviços de assistência jurídica gratuita, reforçando o acesso à justiça para todos os segmentos da sociedade.

Sobre a importância e o papel das associações de advogados no Brasil, Virgínia Solino de Moraes, vice-presidente da Associação Brasileira de Advogados, comenta: “As associações são mais do que apenas um grupo de profissionais unidos por interesses comuns. Elas são verdadeiros pilares da justiça e da democracia em nosso país. Ao promover a integração, a educação e a defesa dos direitos, contribuímos não apenas para o fortalecimento da nossa profissão, mas também para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.”

Através da atuação dessas entidades, fica evidente o compromisso dos advogados com a justiça social e a democracia. Suas atividades vão muito além da representação legal, abarcando uma atuação ampla em prol da sociedade e do aprimoramento contínuo do sistema jurídico brasileiro.

Equipe de Comunicação da ABA – Contato: (61) 9 9978.2898