Acordo de Cooperação entre Associaçâo Brasileira de Advogados e Advogados da Itália Fortalece Laços Jurídicos Internacionais

Na última terça-feira, 7 de maio de 2024, uma significativa reunião marcou o cenário jurídico internacional, com o encontro entre Esdras Dantas de Souza, presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA), e Dr. Paolo Oliva, presidente da Ordem dos Advogados de Pisa, Itália. O evento ocorreu na sede da entidade italiana em Pisa, onde ambos os líderes acordaram um termo de cooperação técnica que promete estreitar os laços entre as duas nações no campo jurídico.

Este acordo de cooperação visa a troca de informações e experiências entre as entidades, além de promover a dignificação da advocacia nos dois países através da realização de cursos e eventos acadêmicos. As atividades planejadas focarão em boas práticas jurídicas e o estudo aprofundado das regras da advocacia em ambos os países.

Durante seu pronunciamento, Esdras Dantas agradeceu a oportunidade do encontro e apresentou uma breve explanação sobre a ABA, ressaltando a importância da Ordem dos Advogados de Pisa e expressando seu desejo em colaborar e fortalecer os laços entre as entidades. Ele também destacou áreas de interesse mútuo, especialmente em questões relacionadas à educação continuada e ao intercâmbio de conhecimentos e práticas.

Por sua vez, Dr. Paolo Oliva expressou sua satisfação com a formalização do termo de cooperação técnica e agradeceu a ABA pelo diálogo produtivo. Em um gesto de boa vontade, presenteou o presidente da ABA com um livro sobre o funcionamento da Ordem dos Advogados de Pisa, intitulado “Avvocati Senza Diritti – La funzione sociale della professione fortense”, que narra a atuação da entidade desde o período do regime fascista italiano.

Esdras Dantas esteve acompanhado por várias líderes da ABA na Europa, incluindo Jamila Etchezar, de Portugal; Uusula Perugini, da Itália; Lirian Cavalhero, Diretora de Relações Institucionais da ABA; Aline Silva-Schmitz, da Alemanha; Ana Caroline Michelon, de Verona, Itália; Barbara Andrade e Michele Barreto, presidente da Comissão Internacional de Direito Imigratório. A presença dessas líderes destaca a importância deste acordo para a comunidade jurídica e o compromisso da ABA com a promoção do direito e da justiça em uma escala global.