A Associação Brasileira de Advogados (ABA) deu posse, na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, à primeira Comissão de Direito Militar do Estado da Bahia, em uma cerimônia que marcou um passo significativo para o fortalecimento do Direito Militar na região. Composta por advogados renomados e altamente especializados, a comissão reúne mestres, doutores, professores, palestrantes e mentores que se dedicam com excelência a essa importante área do Direito. Essa nova comissão tem a missão de atuar com destaque em temas relacionados ao Direito Militar, promovendo estudos, debates e ações voltadas ao desenvolvimento e fortalecimento da advocacia militar na Bahia.
A presidência da comissão foi confiada à advogada Elba Macedo Braga, advogada, consultora jurídica, mentora e professora, que possui um extenso currículo de especializações, incluindo Direito e Processo do Trabalho pela UCSAL, Direito e Prática Previdenciária pelo Instituto IMADEC, Direito Público pela Faculdade Baiana de Direito e uma sólida experiência em Direito Militar. A vice-presidência foi assumida pelo Dr. José Carlos Torres Jr., advogado e Mestre em Direito Constitucional pelo IDP/Brasília, autor de artigos e livros jurídicos e sócio fundador do escritório Azi & Torres, Castro, Habib, Pinto, Advogados Associados. Na Secretaria-Geral, tomou posse a Dra. Lorena Castro Damasceno, advogada, mediadora judicial formada pela Escola da Magistratura do Distrito Federal (ESMA-DF) e pós-graduada em Direito Processual Civil. Além disso, foram empossados como membros da comissão os advogados Dra. Alessandra Elice Lopes Crescencio Pereira, Dra. Andréia Alves de Jesus Prado, Dra. Danielle Leal Chagas Ribeiro, Dra. Dominique Viana Silva, Dr. Jeoás Nascimento dos Santos, Dr. Jorge Santos Rocha Júnior e Dr. Luiz Henrique Requião.
Presidindo a cerimônia, o presidente da ABA, Esdras Dantas, destacou a relevância do Direito Militar e a importância dessa nova comissão para a Bahia e para a advocacia em âmbito nacional: “Hoje, celebramos mais do que uma posse; celebramos o avanço de uma área que exige dedicação e preparo para defender os direitos dos nossos militares. A chegada desta comissão reforça o compromisso da ABA em apoiar e valorizar os profissionais que trabalham com afinco pela Justiça e pelo Direito Militar.” Dantas, que tem liderado a ABA com o propósito de promover o crescimento e o reconhecimento profissional dos advogados associados, reforçou que o Direito Militar é um pilar essencial para a defesa de direitos no Brasil e que a nova comissão está alinhada a essa missão de forma especial.
A posse dos novos membros da Comissão de Direito Militar da ABA na Bahia representa um marco de crescimento e representatividade para os advogados atuantes nessa área, destacando a missão da ABA em apoiar o desenvolvimento profissional e o reconhecimento dos seus associados.
Da Redação