No dizer de Ian MacKay, saber ouvir é condição indispensável para o sucesso. Possibilita fazer mais do que meramente escutar o que os outros estão dizendo. Ouvir com eficácia implica dar àquele que fala sua completa atenção somada à sua capacidade de compreensão.
Ouvindo efetivamente você estará mais apto a apreciar em profundidade as atividades que seus colegas de trabalho desempenham, a maneira como se sentem e por quê.
Em casa, por sua vez, estará mais preparado para detectar as expectativas e esperanças de seus familiares, seus temores e suas dificuldades.
Saber ouvir com eficácia desvenda nossos horizontes. É o caminho para toda aquisição de conhecimento. Afinal, como alguém pode ser bem-sucedido no que faz não sendo um bom ouvinte?
As próximas matérias que iremos apresentar aqui irão ajuda-lo a compreender o que significa ser um ouvinte eficiente. Você perceberá mudanças em si mesmo à medida que for aprimorando sua habilidade para ouvir.
Tal aprimoramento com certeza não passará despercebido por aqueles que o cercam e, não há como negar, que pelos menos parte do prazer de bem-sucedido reside no reconhecimento por parte das outras pessoas.
Ao reputá-lo bom ouvinte, as pessoas dirão que encontraram em você alguém a quem se pode falar sobre assuntos de natureza mais íntima e pessoal. Lembrarão que você foi capaz de auxiliá-las na solução de problemas, pelo simples fato de tê-las ouvido com atenção e permitir que elas próprias se ouvissem falando, o que fez com que se sentissem compreendias no que diziam (ainda que pudesse discordar delas). Salientarão que você não as interrompeu e nem tentou impor-lhes seus pontos de vista, que você respeita não só a elas, mas também aquilo que têm a dizer.
Entretanto, a maior vantagem de ouvir os outros com atenção é que eles irão ouvi-lo da mesma maneira, como forma de retribuição, e reagirão com interesse quando você estiver falando. Quanto mais você e eles souberem ouvir efetivamente, tanto mais terão a ganhar e a aprender.
Pense nisso. Se gostou, compartilhe e curta