Estão abertas as inscrições para a Residência Jurídica da Associação Brasileira de Advogados, em parceria com a UNIABA, lançada pelo presidente e fundador da ABA, Esdras Dantas de Souza, no último dia 28 de fevereiro de 2022, em reunião com associados realizada na sede da entidade.

A residência jurídica se assemelha a conhecida residência médica, onde o participante, após cursar a graduação, no caso a faculdade de Direito, ficará por um período de  no mínimo 1 e no máximo 2 anos, sendo treinado para o exercício da advocacia.

Poderão participar da residência jurídica os associados da ABA e estudantes de Direito inscritos na OAB, que se comprometam com o projeto.

Os residentes irão prestar assistência jurídica à população da circunscrição judiciária de Águas Claras e regiões vizinhas, considerada hipossuficiente, ou seja, àqueles que não tenham condições de pagar custas processuais nem honorários advocatícios sem comprometer sua subsistência e de sua família.

O presidente da ABA, Esdras Dantas, informa que “o programa irá promover o aprimoramento e o aprofundamento do conhecimento adquirido ao longo do curso de graduação, na teoria e na prática, com o objetivo de contribuir para a qualificação e atuação profissional do participante”.  Informou, ainda que os participantes irão receber também orientações dos professores e advogados especializados nas diversas áreas do direito, de com atender o cliente, a identificação da ação a ser ajuizada, como identificar a documentação necessária para o ajuizamento da ação, como elaborar peças processuais (petição inicial, contestação, réplica, recursos), como participar de uma audiência de conciliação, instrução e julgamento e como recorrer dos pronunciamentos judiciais (decisões interlocutórias e sentenças judiciais).

Além disso, receberão, ao fim da residência jurídica, um título de pós-graduação lato sensu (LLM ou de extensão), na especialidade que ele optar (penal, civil ou trabalhista), a ser conferido pela Faculdade UNIABA, instituição de ensino superior credenciada e autorizada pelo MEC (opcional).

“A proposta é importante, não só para aprimorar, aperfeiçoar os ensinamentos jurídicos do residente, como também demonstrar a política de responsabilidade social da ABA e da UNIABA, contribuindo de alguma forma para contribuir para uma sociedade mais justa”, concluiu Esdras Dantas de Souza.

Neste primeiro momento, serão oferecidas apenas 20 vagas. As pré-inscrições já foram iniciadas.

Maiores informações poderão ser obtidas na sede da ABA, na Rua Jerivá, nº 4, Águas Claras, DF, ou pelo tel. (61) 3328.2898 ou ainda pelo WhattsApp (61) 99828.2898  

Todos os direitos reservados © 2021, Ordem Democrática